-
Arquitetos: Salagnac Arquitectos
- Área: 1 m²
- Ano: 2019
-
Fabricantes: Bio nest, Ferreteria Nosara, MARAZZI, Muebles Klo, Multiservicios Batres, Ralph Mc Donald
Descrição enviada pela equipe de projeto. O principal desafio do projeto foi capturar o conceito da educação Waldorf, de maneira tangível, considerando as diretrizes de seus fundadores e equipe pedagógica.
A arquitetura deveria ser impressionante, fluida, aberta, com paredes curvas, cores sutis e incluir superfícies texturizadas e materiais naturais.
Como ponto de partida para a implantação, queríamos adaptar a arquitetura ao terreno, de forma a causar o menor impacto possível ao meio ambiente, mantendo a harmonia local.
Optamos por uma forma longitudinal, enquadrando a vista principal para o mar e adaptando o projeto à topografia.
De forma a manter a fluidez do exterior, optamos por uma distribuição em módulos separados, diferenciando os espaços acadêmicos, de acordo com as necessidades dos diferentes ciclos educacionais.
O edifício principal foi centralizado, nele estão localizadas as salas de aula, a administração, os banheiros, a área da cozinha e refeitório. Na lateral, foi posicionado o salão de artes cênicas, o estacionamento e a entrada principal, e do outro lado, estão as salas de aula da pré-escola.
Para as salas de aula da pré-escola consideramos os princípios pedagógicos Waldorf, relacionados às atividades e sensações às quais as crianças pequenas devem ser expostas. Através de uma arquitetura orgânica com materiais naturais esperamos inspirar as sensações das crianças.
A planta do projeto consiste em uma espiral aberta no acesso, que se fecha em um caminho sinuoso, até formar a sala central, onde as crianças interagem.
A cobertura é uma estrutura autoportante composta de peças de madeira entrelaçadas, seguindo a forma da espiral. O revestimento foi meticulosamente feito a partir de uma camada de palha, de acordo com a tradição indígena do sul da Costa Rica.
No centro da estrutura do telhado, configurou-se uma abertura circular que permite a entrada de luz, de acordo com a posição do sol. Os raios solares criam uma sensação de movimento em nossos sentidos, constantemente conectados a eles.
Seguindo os princípios pedagógicos, para as idades mais avançadas, em um estágio mais maduro, a configuração das salas de aula tornou-se mais sóbria e formal. Um layout modular foi desenvolvido para distribuir os espaços e, por sua vez, manter a ordem espacial e estrutural. Isso tornou o processo de construção mais ágil e significou uma redução no desperdício de materiais.
A estrutura principal foi construída sobre pilotis e os módulos das salas de aula são separados por um pátio aberto, para maior privacidade. A estrutura do telhado flutua como uma cobertura suspensa, de modo que o ar atravessa as aberturas e mantém o espaço interior mais frio.
O complexo foi construído, principalmente, a partir de madeira tratada com óleo natural, o metal foi utilizado para manter a rigidez da cobertura do edifício principal e materiais naturais, como troncos e palha, foram empregados como princípios da arquitetura sustentável.